sábado, 30 de maio de 2009

quem foi à rodagem hoje entenderá este post:

http://www.youtube.com/watch?v=pw04EZoI1MY

better than chocolate 1999 um filme "mítico" da ficção les

(importante: há montes de brinquedos por todo o lado porque a miuda ta a tomar conta da casa de uma "sexpert"...tá!)

ps- não tenham medo de se sujarem psl ;)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

nao resiti...

O que vos envio não tem nada a ver com o nosso filme mas acho que é de cagar a rir portanto tomá lá ostras!
O link abaixo é do meu personagem numa série que fiz para a RTP1 e "postaram" este video hilariante.
É logo o primeiro que diz "Justin Timberlake é uma single lady" !!!
Enjoy...

http://fritosecompanhia.blogs.sapo.pt/

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quero mostrar o que sou...
Não quero ser o que fui e muito menos procurar o que nunca serei, o que outros o são...
Quero ser o que sou, simplesmente...
Mas conseguir mostrá-lo...

Quero viver o presente com toda a força que sei que ele pode ter.
O passado é apenas uma parte, uma parte de mim que me tornou no que sou - no que mostro e no que não mostro.
Mas é o presente, é o presente que quero viver...
E ser para todos o que sou para mim própria, em pleno... o meu ser em pleno, a viver... a viver o que idealizou ou o que nunca sonhou... mas a viver... simplesmente a viver o concreto de cada momento presente...

Laura

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Rita, Amanda e Laura... A sensualidade!







Folhinhas - 2ª semana

Já estão online as informações com que partimos para a 2ª semana de rodagem. Estão, uma vez mais, na página Ficheiros


Mapa de Rodagem e tudo mais.
A tabela de disponibilidades da equipa não está actualizada pois vai depender de cada um. Aos potenciais anotadores deste filme deixo também lá a Folha de Anotação da Sofia.

Take a Bow

Oh, how about a round of applause
Yeah, standin' ovation
You look so dumb right now
Standing' outside my house
Trying' to apologize
You're so ugly when you cry
Please, just cut it out

And don't tell me you're sorry 'cause you're not
Baby when I know you're only sorry you got caught

But you put on quite a show
Really had me going
But now it's time to go
Curtain's finally closing
That was quite a show
Very entertainin'
But it's over now (but it's over now)
Go on and take a bowOh...

Grab your clothes and get gone (get gone)
You better hurry up before the sprinklers come on
Talkin' about, girl, I love you, you're the one
This just looks like a re-run
Please, what else is on (oh)

And don't tell me you're sorry 'cause you're not
Baby when I know you're only sorry you got caught

But you put on quite a show
Really had me going
But now it's time to go
Curtain's finally closing
That was quite a show
Very entertainin'
But it's over now (but it's over now)
Go on and take a bow

Oh, and the award for the best liar goes to you
For making me believe that you could be faithful to me
Let's hear your speech out

How about a round of applause
A standin' ovation

But you put on quite a show
Really had me going
Now it's time to go
Curtain's finally closing
That was quite a show
Very entertainin'
But it's over now (but it's over now)
Go on and take a bow

But it's over now...



Cheila

terça-feira, 19 de maio de 2009

Réstias...

As acções da Rita começam a prender-se cada vez mais na minha cabeça e acções a cada vez menos nas minhas palavras escritas...mas estas foram as suas últimas palavras:

So What

Don´t give a fuck

'Cause you know it was over before it beggined

Just let me have my fun tonight


Faço!
Porquê?
Não sei!
Quis fazer e fiz!
Quis ir e fui!
Correu mal?
Fodasse!
Mas o que se faz agora?! Já foi! Ok?!

Estes impulsos.
Sou incapaz de os travar, de me negar a senti-los, a vivê-los...
Uma vez iniciado só acaba quando totalmente vivido, experienciado, saboreado...

O depois?
Vem depois!
Temos de falar disso agora?
É que me é dificil falar do depois, agora...mas depois é mais facil...apenas agora não tenho argumentos...

Não há espaço para arrependimentos, para auto-mutilações psicológicas, para "o que foi que eu fiz?" - foi algo que aconteceu, e da qual levas algo.
Uma lição, um aviso, um sabor, um saber...sei lá...

A minha droga é a vida, e esta necessidade de vivê-la ao máximo, de vivê-la numa visão panorâmica, sem foco fixo...

O meu foco move-se, o meu olhar perde-se na imensidão de ofertas que o mundo dá, traduzindo no meu corpo uma dança, dança que vai absorvendo e armazenando cada ritmo e textura de cada experiência...


Rita

Ensaio

Amanhã às 14.30 ensaio na escola. Prepararemos o próximo fim de semana.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

1ª Semana

Concluiu-se a 1ª semana e acho que correu bem; demos passos seguros em direcção ao filme que há-de ser.

Aproveito e deixo aqui "food for thought":

"A psicologia interessa-me nos filmes, é óbvio, estamos a falar de personagens. Agora, o que não me interessa de todo é dizer aos actores o que eles devem fazer psicologicamente. Lêem o papel, estudam e deduzem. É tudo. Às vezes perguntam-me porque é que eu misturo actores profissionais e amadores. Resposta simples: é que os bons actores não representam e os amadores também não! Os primeiros já se esqueceram do que é representar e os segundos ainda não aprenderam. Enfim, tudo o que fica no meio não me interessa. A representação é má em si: é isto que quero dizer."

excertos da entrevista a Manoel de Oliveira, por Francisco Ferreira,
in Actual/Expresso, 1 de Maio de 2009

domingo, 17 de maio de 2009

Rescaldo da rodagem de sábado:


A equipa está de parabéns, pois parece que no sábado fizemos um trabalho proveitoso. 
A cena da conversa no alpendre ficou deliciosamente tensa, graças às contribuições inovadoras do Estêvão e do Diogo. E, claro, como esquecer o diálogo que eles têm no telhado, com o telescópio?...
Além disso, é de salientar que a equipa aguentou, debaixo de variadas intempéries (chuvas, ventos, crises, etc), estóica como sempre, colocando a importância da filmagem acima de qualquer idiossincrasia ou capricho.

Ficou, portanto, feita a segunda parte da cena 12 (Artur, depois de acordar, encontra André a dormir no alpendre) - aproveitou-se o fim de tarde para simular essa manhã. A primeira parte dessa cena será filmada hoje (domingo), já com a Mafalda.
E na noite fez-se toda a cena 6, com as (r)evoluções  referidas - quanto muito, faltarão uns planos de corte, nomeadamente da lua, que ontem esteve quase sempre encoberta. E, justamente, as nuvens que passavam em frente da lua fizeram lembrar ao Diogo algo muito... específico, que depois se verá no filme.
Bom trabalho a todos, e um 'bem hajam'!
   

quinta-feira, 14 de maio de 2009

3º e 4º Dias

Os transportes para Sábado e Domingo estão no site num documento excel chamado "3º e 4º dia). Como digo lá ainda não tenho horas definitivas nem pontos de encontro, mas o essencial está lá. De novo, se me esqueci de alguém, ou não estão de acordo com alguma coisa digam.
...E a 2ª folha de serviço (15 Maio, 6ª feira) jaz desde agora nas vossas ciber-caixas de correio. Usem-nas sabiamente.


G.J.

folhinhas



- Argumento
- Cenas
- Ordem de rodagem das cenas (14a17Maio)
- Mapa de rodagem (14a17Maio)
- folha de serviço 14Maio
- tabelas de disponibilidades (em constante alteração, é só dizerem)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Para chegar aos dois primeiros décors

Uma vez que o meu conhecimento deste maravilhoso mundo dos blogs é muito reduzido, a melhor forma de vos dar um itinerário é dando os passos :

1-ir ao mappy.

2- No lado esquerdo do écran escrevam na partida Av. Marques de Pombal ,Amadora(todos sabemos o que existe lá), ou a morada de onde vão a vossa maravilhosa viagem.

3- Insiram o destino :

5ª feira- Largo Rainha D.Amélia, Sintra

6ª feira - Avenida Alfredo Coelho, Sintra (sim, isto é a Praia Grande)

Sábado e Domingo - Rossio de Baixo Nº32. Para este décor se calhar o melhor caminho está aqui.

De novo, qualquer dúvida digam.

Boa viagem!

Recados para os primeiros dias

Para todos: Enviei uma folha de transportes para o vosso mail, se alguém não recebeu, que me diga por favor.

Para os proprietários dos carros: Relativamente ao dinheiro para combustível, como já devem ter ouvido falar, este é muito reduzido. Assim, mediante factura (que pode ser de outra coisa que não gasolina mas de igual valor), irei pagar o que acharmos justo (de acordo com os dias que vão, a distância dos décors, etc). O ideal seria fazermos contas disto todas as semanas. Quando nos aproximarmos do limite orçamental temos de arranjar outra solução, a melhor até agora foi : Cada passageiro paga cerca de 1€ ao dono do carro. Alguém tem outra sugestão?Ou estamos todos de acordo com esta?

O ARGUMENTO DO FILME...

...está (praticamente)  concluído, e encontra-se nas vossas caixas de E-mail.

Confirmem.

Bjs

Brothers and sisters:


Queridos colegas, enviei para os vossos mails a folha de serviço para quinta-feira, e o mapa de rodagem, provisório. Mas parece que o mail do caríssimo Luís Rong Zhang já não é o que consta da folha de contactos (bananamorta@hotmail.com) - ou seja, 'it's wrong, Zhang!'.
Se não o próprio, alguém me sabe indicar o actual? Visto que é ele o homem do som já na quinta-feira, é imperativo que ele receba rapidamente estes documentos.
'Arigatou', e boa noite para todos.

G.J.

semelhanças

a nossa casa de banho
a casa de banho "da" Aino Kannisto

Listas e requisições

Como é que estamos de listas e requisições?

Tempo e a falta dele

Caros.
Dado que há previsões que nos dão queda de aguaceiros para 5ª feira temos de estar preparados para mudanças que impliquem ir para casa do Diogo Branco em Gouveia. É verdade que tenho outras duas previsões, para além da accueweather (a bbc e o weather channell) que dão sol. Na minha experiência o weather channell tem sido a mais fiável (os americanos) mas dizer isto é meio caminho andado para chover. O problema é que filmar em casa do Diogo sem a malta de imagem é mais problemático do que fazer planos de estrada. Mas há coisas que lá podemos filmar com luz de dia, portanto...
Há algo que necessitamos para a casa do Diogo que é fazer umas caminhas de chão no andar de cima. É preciso levar ou lençóis ou sacos de cama. O resto do décor é mais ou menos o que lá está.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Quinta-Feira part deux (Ajudando bela donzela Soraia)

Têm aqui a link para o itinerário que a Soraia referência no post anterior.

: )

Quinta-feira

Quinta-feira o ponto de encontro é às 14:00 no Largo do Palácio da Vila (Largo Rainha D.Amélia para os amigos). No post anterior está um itinerário que tem como ponto de partida a ESTC (todos sabemos onde isso fica).

o tempo

para os que estão a fazer o mapa de rodagem, e apenas como orientação

http://www.accuweather.com/world-forecast-15day.asp?partner=accuweather&traveler=0&locCode=EUR|PT|PO012|LISBOA&metric=1

Acho que o tempo não nos acompanha, mas devemos conseguir dar a volta a isso.

Imploro-vos!

Ora portanto que estamos quase em rodagem. Como já foi dito, preciso mesmo que me digam (ou à Rebeca, ou a Inês), quem vai em que dias, se têm boleia ou têm carro, e ainda onde moram, de forma a organizar os transportes para toda gente, uma vez que nem sempre vamos estar a filmar próximos de transportes públicos.

Entretanto, relembro à equipa de som e de imagem (embora não me lembre se já tinha dito ou não), que os respectivos elementos ficarão responsáveis pelo transporte do seu material. Se for necessária ajuda da produção para o transporte deste por favor avisem atempadamente.

Obrigadaaaa

Website Oficina da Criação


Olá, embora já aqui o tenha referido e enviado mail a todos, gostava de lembrar que no Site da Oficina da Criação vão sendo publicadas todas as folhas importantes para o filme. Contudo, cada vez que houver uma folha nova acabada ela será enviada para todos vós por e-mail.


ou
http://sites.google.com/site/oficinadacriacao2009/



Quanto a esqueletos do filme, na subpágina do Website, Ficheiros, podem encontrar todos os esqueletos que me foram enviados:

- Argumento 03 corresponde ao último esqueleto que contempla as novas cenas que irão ser trabalhadas.

- Argumento 04 corresponde ao mesmo esqueleto com a adição das cenas desenvolvidas pelo Luís Cruz. (que aguarda ainda a confirmação de que está correcta)


Quanto ao mapa de rodagem esse está ainda a ser refeito e, em princípio, hoje receberão o mapa actualizado bem como folhas de serviço para esta semana.


Agradeço a paciência e gostava que quem ainda não se exprimiu acerca das suas disponibilidades o fizesse rapidamente para que possamos espalhar informações o mais concretas possíveis.


Queria ainda pedir que, para melhor consulta, coloquem o link directo neste blog para o Site.


Falaram-me num esqueleto, que iam enviar um esqueleto...mas ainda não recebi nada...Va lá, enviem lá


Brain Storming de titulos para a longa...

POderiamos utilizar este espaço para deixar sugestões de nomes para a longa...qualquer coisa...o que passar na cabeça...vamos todos ajudar a dar nome á criança...está quase a nascer...


deixo aqui já uma

"Gota de água"


Não se intimidem....continuem....

And big girls don't cry...

Resposta a - De vez em quando as raparigas crescem



Pink - you and your hand tonight

Check it out
Going out
On the late night
Looking tight
Feeling nice
It's a cock fight
I can tell
I just know
That it's going down
Tonight

At the door we don't wait cause we know them
At the bar six shots just beginning´
That's when dick head put his hands on me
But you see

I'm not here for your entertainment
You don't really want to mess with me tonight
Just stop and take a second
I was fine before you walked into my life
Cause you know it's over
Before it began
Keep your drink just give me the money
It's just you and your hand tonightah


Midnight
I'm drunk
I don't give a fuck
Wanna dance
By myself
Guess you're outta luck
Don't touch
Back up
I'm not the one
Buh bye

Listen up it's just not happening
You can say what you want to your boy friends
Just let me have my fun tonight
I...

I'm not here for your entertainment
You don't really want to mess with me tonight
Just stop and take a second
I was fine before you walked into my life
Cause you know it's over
Before it began
Keep your drink just give me the money
It's just you and your hand tonight ah


Break it down
In the corner with your boys you bet up five bucks
To get at the girl that just walked in but she thinks you suck
We didn't get all dressed up just for you to see
So quit spilling your drinks on me yeah
You know who you are
High fivin, talking shit, but you're going home alone aren´t´cha?


fergie - Big Girls don't cry


I've gotta to get a move on with my life
It's time to be
A big girl now
And big girls don't cry

The path that I'm walking
I must go alone

I must take the baby steps
'Til I'm full grown
Full grown
Fairy tales don't always
Have a happy ending, do they?

But it's time for me
To go home
It's getting late
Dark outside
I need to be
With myself in center
Clarity, peace, serenity



Pink - Nobody Knows

Nobody knows
Nobody knows but me that I sometimes cry
If I could pretend that I'm asleep
When my tears start to fallI peak out from behind these walls
I think nobody knows

Nobody likes
Nobody likes to lose their inner voice
The one I used to hear before my life
Made a choice
But I think nobody knows

Nobody cares
It's win or lose, not how you play the game
And the road to darkness has a way
Of always knowing my name
But I think nobody knows


Cheila/Rita Crux

segunda-feira, 11 de maio de 2009

It don't have to be the truth

Mister bluebird on my shoulder
It's a good day to die
Thank god it's Friday
It's a good day to die
Time to see the other side
It's a good day to die
Hokahey hokahey!!
It's a good day to die

It's a good day to die

Cause you said that you loved me
It's a good day to die
I'd love to see u smiling
It's a good day to die
Don't understand anyway
It's a good day to die
It's all the same everyday
It's a good day to die

It's a good day to die

They say the proof is in the puddin'
It's a good day to die
A hard day at the office
It's a good day to die
Next door neighbour's in the news
It's a good day to die
And every next man is a terrorist
It's a good day to die
It don't have to be the truth
It's a good day to die
Just as long as you believe it
It's a good day to die
Life flows on like a river
It's a good day to die
And my head's getting heavy
It's a good day to die

It's a good day to die

It's a good day to die

Every house has its ghosts
It's a good day to die
Which one bothers you the most
It's a good day to die
Between a rock and a harder place
A good day to die
What a world, what a world...
It's a good day to die

It's a good day to die

Mister bluebird on my shoulder
It's a good day to die
Thank god it's Friday
It's a good day to die
Time to see the other side
It's a good day to die
Hokahey hokahey!!
It's a good day to die

It's a good day to die

It's a good day to die

It's a good day to die

It's a good day to die

It's a good day to die

It's a good day to die

It's a good day to die
Time to see the other side
It's a good day to die
Between a rock and a harder place
It's a good day to die
Life flows on like a river
It's a good day to die
It don't have to be the truth
It's a good day to die
Just so long as you believe it
It's a good day to die
Hokahey hokahey!!

os desenhos da Amanda

"Amanda parece não controlar o seu traço. As canetas ganharam autonomia e acabam sempre por desenhar o mesmo tema: conas no rosto da Patrícia."

domingo, 10 de maio de 2009

Chuva oceânica

Que o mar mágico da Praia Grande, areal fechado pela encosta voltada de frente para o Deus Apolo quando este se deita se revele local inspirador para as chuvas dionisíacas que necessitamos.

Echo & The Bunnymen - Ocean Rain

All at sea again
And now my hurricanes have brought down this ocean rain
To bathe me again
My ship's a sail
Can you hear it's tender frame
Screaming from beneath the waves
Screaming from beneath the waves


All hands on deck at dawn
Sailing to sadder shores
Your port in my heavy storms
Harbours the blackest thoughts


I'm at sea again
And now your hurricanes have brought down this ocean rain
To bathe me again
My ship's a sail
Can you hear it's tender frame
Screaming from beneath the waves
Screaming from beneath the waves...


All hands on deck at dawn
Sailing to sadder shores
Your port in my heavy storms
Harbours the blackest thoughts


All hands on deck at dawn
Sailing to sadder shores
Your port in my heavy storms
Harbours the blackest thoughts


All at sea again
And now my hurricanes have brought down this ocean rain
To bathe me again
My ship's a sail
Hear it's tender frame
Screaming from beneath the waves
Screaming from beneath your waves
Screaming from beneath the waves
Screaming from beneath the waves


All hands on deck at dawn
Sailing to sadder shores
Your port in my heavy storms
Harbours the blackest thoughts

Tristes águas com carinho e afecto

Peço que me desculpem o romantismo.
Peço que me desculpem a insistência no Nick Cave. Para além dum velho companheiro de serões de trabalho, de copos e de tantas outras coisas, fez uma reaparição na minha atenção musical na manhã em que estivemos Sábado a terminar o esqueleto. Bom, se há músico com ressonâncias dionisíacas e mesmo nietzscheanas é o Cave, parece-me.
E esta canção surgiu-me, vinda do mais clássico dos seus álbuns, como uma bela leitura do carinho e do afecto. É como disse antes, perdoem-me...

Sad Waters - Nick Cave

Down the road I look and there runs Mary
Hair of gold and lips like cherries
We go down to the river where the willows weep
Take a naked root for a lovers seat
That rose out of the bitten soil
But sound to the ground by creeping ivy coils
O Mary you have seduced my soul
And I don't know right from wrong
Forever a hostage of your child's world

And then I ran my tin-cup heart along
The prison of her ribs
And with a toss of her curls
That little girl goes wading in
Rollin her dress up past her knee
Turning these waters into wine
Then she platted all the willow vines

Mary in the shallows laughing
Over where the carp dart
Spooked by the new shadows that she cast
Across these sad waters and across my heart

Folhas de serviço, requisições, etc.

É necessário que se façam listas do material da escola que vamos utilizar para que o Milagre possa assinar as requisições atempadamente. É preciso levar em conta que o 1º ano vai filmar e que por isso teremos algumas limitações. Não serão graves. A produção e a realização terão de insistir com os meninos de imagem e de som para que a lista se faça já.
É também necessário que se façam folhas de serviço com os transportes para a semana. Eu não tenho nenhum modelo de folha para fornecer mas posso arranjar. Para esta semana é necessário perceber que viaturas estão disponíveis em cada dia e quantas são necessárias. A viatura de cena, já sabemos, será o belo Golf azul do nosso estimado Pepito Jesus. É muito importante que este trabalho semanal de organização seja feito atempadamente; compete, claro, à realização e à produção.

sábado, 9 de maio de 2009

"estamos sós com aquilo que amamos" *


"Os olhos de Artur fixam-se no vazio da paisagem. No lugar onde se encontra, longe de todos os acontecimentos recentes, a língua que se fala é o silêncio. Artur não pensa em nada, a sua existência condensa-se no seu olhar. Ali permanece. Imobilizado pela força daquela imagem."


*Frase tirada do livro de Rui Chafes. Fragmentos de Novalis, Assírio & Alvim, 2000


Quando o tempo da noite corre devagar

Esta é para mim uma das melhores canções do Nick Cave, por tudo o que nela corre, desde a bateria aos coros atrás, do piano ao riffzinho da guitarra que vai aumentando um sentido qualquer de urgência que ao mesmo tempo não avança, volta atrás e volta ao mesmo e mesmo assim vai e pronto, a dada altura acaba.
Mas talvez seja pela letra que eu vou lá. Nem por isso à conta da descrição de perda e solidão, tantas vezes assunto de canções, mas pelo facto de andar ali à volta de um tema de sono em que se sonha, mas dum sonho do qual também se pode não regressar, duma morte qualquer que pode acontecer, que de facto aconteceu, morte que não sabemos se calhar de quem foi: da voz que se lamenta ou da pessoa que desapareceu, morte da própria canção que abraça o vazio como a Amanda depois da partida da Patrícia, depois que os deuses a abandonaram, depois da noite, depois do sono maior que a morte ou que o amor.

Nick Cave - Slowly Goes The Night

Darling, that morning you chose to go
I woke in my boots and clothes
You dig in my cards, stole all my cash
Even my 500 dollar suit was slashed
And I just lay there watching the sun fall down from the sky
Not wanting to open the letter
But opening it anyway
And seeing those two words;

Lover lover goodbye
So slowly goes the night
Next to me lies your body
Playing like a map of some forbidden land
And I trace the ghost of your bones with my trembling hand
Dark is my night
And darker is my day
Yeah
I musta been blind, out of my mind
I never never saw the warning sign
How goes it?
It goes lonely
It goes slowly
So slowly goes the night
Ten lonely days ten lonely nights
Come
I watch the moon get flayed each night
Till the moon becomes the skinning knife
The skins of my sins I send to cover and comfort you
I know of a heaven,
But honey, I know of a hell
Yeah
I hang my head
I toss in my bed
I never never forget the words you said
One evening "I'm leaving"
And I laughed and checked her breathing
And said darling
"Go slowly through the night"
O baby I feel the heal of time
And it hurts
I wake to find you sitting right there
Cutting tangles outta your hair
Singing a song that’s all wrong
Hey, but that’s all right, I don’t care
Darling I’m sorry
For all your misery
Yeah
I reach out and embrace
An empty space
A song that slowly slowly fades
Where goes it?
It goes someplace
It goes somewhere where it’s lonely
And black as the night
Come on home, lets put things right
Put things right
I hang my head and cry cry cry
Darling all night I try
To seize on a reason for this mad mad season
The nights they are so long now
I can’t remember them being light
Call it sleep call it death, call it what you like
But only sleep, only sleep brings you back to life
Yeah
I hang my head
I toss and I sweat
I never never never can forget
How goes it?
Well I’m going
Baby slowly slowly goin'
And we both know that its gonna be alright
It ain't you that has to cry cry cry
Mm
Ten lonely days
Ten lonely nights
O since you left my side side side

De vez em quando as raparigas crescem

Para quem esta canção? É uma escolha difícil?
Sim, também aqui se fala dum limite, duma coisa que se ultrapassa, dum amor que foi e já não é, ou que então é mas já não fica. Mas sobretudo fala-se dum momento em que se deixa para trás um condicionamento qualquer, um ser menina e um passar a ser mulher, mas que podia ser um passar a ser homem.
Há tantas coisas que nos prendem ao chão: pessoas (família, amigos, colegas, amores) que nos catalogaram e colocaram como um insecto
The eyes that fix you in a formulated phrase,
And when I am formulated, sprawling on a pin,
When I am pinned and wriggling on the wall,
Then how should I begin
To spit out all the butt-ends of my days and ways? T. S. Eliot
num alfinete e das quais queremos fugir, das quais queremos libertar-nos, as quais queremos derrotar.
Para as derrotar, para fazer aquilo que não esperam de nós; temos de correr riscos, correr o risco de saltar, correr o risco de crescer.




Bob Dylan - You're a Big Girl Now

Our conversation was short and sweet
It nearly swept me off-a my feet.
And I'm back in the rain, oh, oh,
And you are on dry land.
You made it there somehow
You're a big girl now.

Bird on the horizon, sittin' on a fence,
He's singin' his song for me at his own expense.
And I'm just like that bird, oh, oh,
Singin' just for you.
I hope that you can hear,
Hear me singin' through these tears.

Love is so simple, to quote a phrase,
You've known it all the time, I'm learnin' it these days.
Oh, I know where I can find you, oh, oh,
In somebody's room.
It's a price I have to pay
You're a big girl all the way.

Time is a jet plane, it moves too fast
Oh, but what a shame if all we've shared can't last.
I can change, I swear, oh, oh,
See what you can do.
I can make it through,
You can make it too.

A change in the weather is known to be extreme
But what's the sense of changing horses in midstream?
I'm going out of my mind, oh, oh,
With a pain that stops and starts
Like a corkscrew to my heart
Ever since we've been apart.


em frente, o mar, a noite

Nick Cave - Moonland

When I came up from out of the meat-locker
the city was gone
the sky was full of lights
the snow provides a silent cover
in moonland, under the stars
under the sn&, I followed this car
and I followed that car, through the sand
through the snow, I turn on the radio
I listen to the deejay, and it must feel nice
it must feel nice to know, that somebody needs you
and everything moves slow, under the stars
under the ash, through the sand
and the night drifts in, the snow provides a silent cover
and I'm not your favourite lover, I turn on the radio
and it must feel nice
o very very nice to know, that somebody needs you
and the chilly winds blow, under the snow
under the stars, the whispering deejay
on the radio, the whispering deejay
on the radio, I'm not your favourite lover
I'm not your favourite lover, and it must feel nice
to leave no trace (no trace at all)
but somebody needs you, and that somebody is me
under the stars, under the snow
(your eyes were closed
you were playing with the buttons on your coat
in the back of that car)
in moonland, under the stars
in moonland, and I followed that car

Boas notícias 1

A boa notícia é que a reunião no Bar do Fundo correu bem e que estamos garantidos para lá filmar na 6ª feira a partir das 10 da manhã e em data e hora a marcar para a cena da festa. Claro que se exigirá da equipa um comportamento exemplar, uma vez que a principal preocupação dos simpáticos e generosos donos é a de que não provoquemos demasiada alteração no funcionamento normal do bar. Para além disso, parece-me de bom tom que façamos despesa no bar, de maneira a que assim possamos compensar a simpatia deles em nos receber.

Má Notícia 2

E não dá para fazer como a Inês, que tem ensaio e vai lá ter a seguir? Não podem vir juntas?
É que nesse caso não me parece que valha a pena fazer o ensaio da festa. Exige demasiado para se fazer de forma coxa.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ESBOÇO – ESCADAS DO PRÉDIO


Hugo Costa, Frame Negro, 2009


"A luz da escada sucumbe até ao negro absoluto. Laura esquece os sons vindos do interior da casa e concentra-se na sua mise-en-scène. O seu exterior permanece imóvel. Imagina-se. O seu rosto junto da porta. As suas mãos junto do ventre. O seu respirar compassado. O calor que lhe envolve o peito. Mantém os olhos cerrados, sente-se protegida. Pensa que se permanecesse no escuro nada a perturbaria…"

Má noticia

olá, vou ter ensaio na segunda à noite...
não vou poder ficar em casa do Luis à noite!
bjs
Maria Ana Filipe

DIAS ATLÂNTICOS - Ban

(esqueçam o vídeo, ouçam a música, amigos)

Coleccionei instantâneos pessoais, 
retrospectivei expressões superficiais. 
magníficos dias atlânticos, 
no jogo e na arte de viver 


revisitei mais desenhos animados, 
vertigens de mim, sinais doutros sinais. 

magníficos dias atlânticos, 
brisas e amor, prazer pelo prazer.



cegueira branca

Hiroshi Sugimoto, radio city music hall, 1978

Laura está sentada no centro de uma sala de cinema. Uma sala sobre-humana, pela grandeza que ostenta. Um gigante ecrã branco prende-lhe os olhos durante 120 minutos. É isto a cegueira branca, permanecer num espaço sem que nos seja possível participar nele…”

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Reunião de argumentistas

Fica então a reunião de argumentistas para Sábado às 11.00. Como ainda o Luís e o João não confirmaram peço aos outros que os avisem. Por favor.

Reunião de argumentistas

Entretanto surgiu-me um problema para Sábado, pelo que proponho que antecipemos a hora da reunião. 12.00h? 11.00?
Continuo a aguardar serenamente por respostas vossas.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

It's oficial

eu, catarina, ficarei "efectiva" como responsavel pelo captura do som na rodagem aos sábados

o Miguel aos Domingos 

e o Diogo às sextas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Mapa de Rodagem 01

O primeiro mapa de rodagem já está disponível no site:
em Ficheiros

Repérage técnica

Esta 6ª Feira realizar-se-á uma repérage técnica à zona da Praia Grande, para reconhecimento dos vários décores da zona, o que inclui a acima mencionada praia e respectivo bar, pequeno caminho pelo meio do caniçal, piscina, estrada de Sintra para a Praia Grande e, se para o Diogo for possível, a casa de Gouveia que será décor para a casa de Artur/André. A ideia é partir de Lisboa (zona de Entrecampos) por volta das 11.30 e virá quem achar por bem. A equipa de imagem e a de realização já estão confirmadas; o som será bem vindo, tal como outros simpatizantes e amigos.

Reunião de argumentistas

Proponho uma reunião de argumentistas para este Sábado a partir das 14.00. Como é última reunião que teremos oportunidade de fazer até ao início da rodagem é escusado dizer que é essencial. Podemos encontrar-nos na Bulhosa. Digam-me coisas.

Criptogramas

Gosto de pôr músicas aqui, mais do que escrever texto.
Talvez estas canções que eu aqui ponho não sejam assim muito evidentes; talvez até por vezes pareçam disparatadas.
Não é suposto que sejam claras escolhas - umas são mais óbvias que outras.
Para usar uma imagem gasta, são garrafas com uma mensagem dentro, atiradas ao mar na esperança que alguém lhes pegue. Não têm destinatário certo. Mas têm destinatário. São para quem achar que sim
.

Tom Waits - Shore Leave

Well with buck shot eyes and a purple heart
I rolled down the national stroll
and with a big fat paycheck
strapped to my hip sack
and a shore leave wristwatch underneath
my sleeve
in a Hong Kong drizzle on Cuban heels
I rowed down the gutter to the Blood Bank
and I'd left all my papers on the Ticonderoga
and was in a bad need of a shave
and so I slopped at the corner on cold chow mein
and shot billards with a midget
until the rain stopped
and I bought a long sleeved shirt
with horses on the front
and some gum and a lighter and a knife
and a new deck of cards (with girls on the back)
and I sat down and wrote a letter to my wife

and I said Baby, I'm so far away from home
and I miss my Baby so
I can't make it by myself
I love you so

Well I was pacing myself
trying to make it all last
squeezing all the life
out of a lousy two day pass
and I had a cold one at the Dragon
with some Filipino floor show
and talked baseball with a lieutenant
over a Singapore sling
and I wondered how the same moon outside
over this Chinatown fair
could look down on Illinois
and find you there
and you know I love you Baby

and I'm so far away from home
and I miss my Baby so
I can't make it by myself
I love you so

Shore Leave...
Shore Leave...


Neil Young - On The Beach


The world is turnin',
I hope it don't turn away,
The world is turnin',
I hope it don't turn away.
All my pictures are fallin'
From the wall where
I placed them yesterday.
The world is turnin',
I hope it don't turn away.

I need a crowd of people,
But I can't face them
Day to day,
I need a crowd of people,
But I can't face them
Day to day.
Though my problems
Are meaningless,
That don't make them
Go away.
I need a crowd of people,
But I can't face them
Day to day.

I went to the radio interview,
But I ended up alone
At the microphone,
I went to the radio interview,
But I ended up alone
At the microphone.
Now I'm livin'
Out here on the beach,
But those seagulls are
Still out of reach.
I went to the radio interview,
But I ended up alone
At the microphone.

Get out of town,
Think I'll get out of town,
Get out of town,
Think I'll get out of town.
I head for the sticks
With my bus and friends,
I follow the road,
Though I don't know
Where it ends.
Get out of town, get out of town,
Think I'll get out of town.

'Cause the world is turnin',
I don't want to
See it turn away.


Neil Young - Borrowed Tune

I'm climbin' this ladder,
My head in the clouds
I hope that it matters,
I'm havin' my doubts.
I'm watchin' the skaters
Fly by on the lake.
Ice frozen six feet deep,
How long does it take?
I look out on peaceful lands
With no war nearby,
An ocean of shakin' hands
That grab at the sky.
I'm singin' this borrowed tune
I took from the Rolling Stones,
Alone in this empty room
Too wasted to write my own.
I'm climbin' this ladder,
My heads in the clouds
I hope that it matters.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

festa de aniversário

Queria convidar toda a equipa de cinema para a minha festa de anos, Sábado, dia 9 de Maio, apartir das 23:30, no Teatro da Comuna. O tema é "festa do chapéu", a entrada são 5 euros!
Apareçam...
Maria Ana Filipe

domingo, 3 de maio de 2009

Favoritos da Lua


Ou "minions of the moon", para usar a expressão shakespereana.
Estaremos nós a fazer o suficiente para merecer os favores do astro prateado?
Como seremos nós capazes de fazer a viagem do sol para a noite e de volta ao dia sem nos perdermos no caminho, seremos nós mais Falstaff ou Prince Hal? Precisamos das duas dimensões (sempre a luta entre Apolo e Diónisos) para fazer o filme?
Olhei da minha janela para a lua crescente e ela respondeu-me com a sua habitual e imperturbável ambiguidade...


Tim Buckley - Song to The Siren

Long afloat on shipless oceans
I did all my best to smile
til your singing eyes and fingers
Drew me loving to your isle
And you sang
Sail to me
Sail to me
Let me enfold you
Here I am
Here I am
Waiting to hold you

Did I dream you dreamed about me?
Were you hare when I was fox?
Now my foolish boat is leaning
Broken lovelorn on your rocks,
For you sing, touch me not, touch me not, come back tomorrow:
O my heart, o my heart shies from the sorrow

I am puzzled as the newborn child
I am troubled at the tide:
Should I stand amid the breakers?
Should I lie with death my bride?
Hear me sing, swim to me, swim to me, let me enfold you:
Here I am, here I am, waiting to hold you


Sister Morphine - The Rolling Stones

Here I lie in my hospital bed
Tell me, sister morphine, when are you coming round again?
Oh, I dont think I can wait that long
Oh, you see that Im not that strong

The scream of the ambulance is sounding in my ears
Tell me, sister morphine, how long have I been lying here?
What am I doing in this place?
Why does the doctor have no face?

Oh, I cant crawl across the floor
Ah, cant you see, sister morphine, Im trying to score

Well it just goes to show
Things are not what they seem
Please, sister morphine, turn my nightmares into dreams
Oh, cant you see Im fading fast?
And that this shot will be my last

Sweet cousin cocaine, lay your cool cool hand on my head
Ah, come on, sister morphine, you better make up my bed
cause you know and I know in the morning Ill be dead
Yeah, and you can sit around, yeah and you can watch all the
Clean white sheets stained red.

Onde Fica o Limite?

Num objecto de arte

...podemos ter

"suicidas por felicidade, assassinos por benevolência, pessoas que se adoram ao ponto de se separarem para sempre, denunciantes por fervor ou humildade".

Prólogo de: A Invenção de Morel escrito por Jorge Luís Borges

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Banda sonora de Amanda a pintar

Magik Markers - Jerks

E videos da banda: http://www.ecstaticpeace.com/artist.php?id=5

Sá para ouvidos especiais, claro.

E para quem estiver bizarramente interessado na discografia:

http://experimentaletc.blogspot.com/2009/05/magik-markers.html

Hei-de beijar a tua boca ou o recalcamento de Salomé

A Patrícia insistiu e eu não pude dizer que não mais uma vez. Decidi ir com ela, segui-la roboticamente para o bar do Artur. A única coisa que me descansava a pulsação era saber que o mar estava mesmo ali ao lado e que sempre me poderia refugiar no conforto do horizonte. Eu não queria ir, mas a Patrícia insistiu e às vezes não há nada como dizer que sim à pessoa por quem ainda sentimos um réstia de amor. A Patrícia às vezes parece uma miragem, um recorte no azul profundo que esbate o oceano e o céu... A Patrícia às vezes parece uma silhueta desenhada na janela e ainda assim consigo amá-la com o mesmo desconhecimento daquela primeira vez em que nos cruzamos. Por isso levantei-me e fui com ela. Apanhei o cabelo, por ela, pela Patrícia porque de vez em quando lembro-me de como ela me dizia que o meu cabelo seco fazia lembrar as cearas de trigo no Alentejo. Apanhei-o para que fizesse lembrar um espiga, por ela, pela Patrícia. Por ela também, acabei naquela festa em que o caos decidiu descer e uma vez mais desorganizar a sossegada ordem das coisas naturais ou quotidianas. Quando chegamos o Artur já suava como se tivesse corrido centenas de quilómetros. O corpo dele contorcia-se em espasmos ocasionais que faziam lembrar um espécie de dança. Bruto, duro como o ferro, acelerado, aceleradíssimo. Assim que viu a Patrícia correu para ela e enleou-a na confusão dos seus braços agitados pela violência da música. Antes disso, senti a mão da Patrícia apertar-me com força, assegurando-me que estaria ali, que talvez estivesse... assim que o meu regresso ao silêncio do quarto se tornasse maior que o meu desejo de agradá-la.
Fiquei sozinha numa cadeira profundamente assoberbada com a agitação. O meu corpo parecia querer mover-se em picos dentro do desenho das notas que, como flechas, disparavam das colunas. Os meus olhos planavam na estratosfera do bar. O desconforto daquele público possúido pela felicidade fazia-me acendar cigarros e beber, beber cervejas. A visão da Laura, finalmente, ainda que naquele momento ainda desconhecesse o seu nome, trouxe-me de novo à consciência do mar e da minha presenaça física naquele espaço. Ela passava, atrapalhada e serena pelos meandros do bar. Trazia o cabelo solto. Sorri de vez em quando, desenquadradamete. Os lábios dela eram pequenas aguarelas pintadas por finas mãos. Desde o dia que chegou aqui à praia que me apetece beijá-la... Enquanto a observava clinicamente, ouvia, ao longe, a gargalhada dionisíaca da Patrícia...

A FALAR PARA AMANDA

Patrícia

 

Comecei a sentir o corpo a arder no momento em que ele agitou o copo de whisky, e aí!, Não estás a ver as coisas como foram. Aproximei-me dele pelas costas como se lhe fosse dar uma punhalada e pus-lhe a mão no ombro. É claro que queria saber onde era o bar! AHAHAHA. Apetecia-me alguma coisa fraca antes de me deitar, foi o que lhe disse. Muito convincente, não? Ele sorriu-me e deu-me a provar o Whisky enquanto me levava para o bar. Tivemos horas ali, ele suava a olhar para mim. Via pela minha roupa. Via-me de todas as maneiras e feitios. Penetrava-me com os olhos! Parecia que nunca tinha visto uma mulher como eu... Parecia-me sabes, disponível para dias seguidos... Dia após dia...

E então pedi-lhe para me levar para o quarto dele. Assim directamente, sem pudor nenhum. E ele levou-me pelo braço, a elogiar-me o caminho todo, foi lindo! Abrimos a porta e eu já estava no centro do quarto. Bem no centro com os braços levantados até ao alto com o vestido nas mãos. Debrucei-me para tirar as ligas e ele não respirava. LI – TE – RAL - MEN –TE. Ele não conseguia respirar. Eu sorri-lhe e ele aproximou-se. Agarrou-me as coxas enquanto eu tirava a segunda liga. Pus-lhe um pé nu em cima dos ombros e ele olhou para cima pronto a possuir-me naquele momento. Eu não tinha intenções de nada. Era tudo até onde eu quisesse, era para ser assim, querida. Peguei no vestido e vesti-o num instante. Levei os sapatos na mão e fechei a porta a olhar para ele, de gatas no chão à espera de não sei o quê. Foi maravilhoso. Delirei com cada momento daquilo! AHAHAHA. Mas não era para o fim que ele queria! 

Ana