sexta-feira, 19 de junho de 2009

TÍTULO

Acho mesmo que estamos longe de encontrar um título.
É muito complicado encontrar um título para um filme que ainda nem sequer se começou a montar. Por isso é prematuro tomar agora uma decisão sobre a qual nos vamos provavelmente arrepender.
Aliás, parece-me que as propostas em cima da mesa estão presas ao que é evidente, e os títulos baseados no que é evidente não me parece que funcionam aqui.
Para mim um título tem de prometer alguma coisa que não se sabe bem o que é.
Dou-vos dois exemplos: Star Wars; não podia haver nada mais literal, mas é adequado ao objecto, essencialmente um filme para crianças, independentemente da idade. Nós não fizemos um filme para crianças, nem as propostas são assim tão literais, mas estão muito ligadas à praia e ao mar, ou seja a coisas que estão muito presentes no filme. O que é importante é o que se passa entre ou dentro das personagens e é sobre isso que o título devia incidir. Algo que não seja evidente leva as pessoas a pensar, porquê este título? Hmmm, o filme é sobre isto? Hmm....
Outro exemplo, A Woman Under the Influence, não é imediatamente evidente mas lança umas pistas sobre o que o filme trata. Agora não consigo pensar em mais exemplos, mas acho que me fiz entender.
Bom, pensem mais e não se precipitem.

Sem comentários:

Enviar um comentário